Sobre o Mapeamento das Cozinhas Solidárias

Conheça um pouco mais sobre o projeto

Frutos

O projeto

O mapeamento das cozinhas solidárias é uma iniciativa do CONSEA-RS com apoio do Instituto Aaron Swartz para fornecer informação de qualidade para a população.

Tem como objetivo mapear as cozinhas solidárias e pontos populares de alimentação de forma simplificada.

O CONSEA-RS

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS) é o órgão de articulação entre governo e sociedade civil para o estabelecimento de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

Criado pela Lei n.º 11.914, de 11 de maio de 2003, o CONSEA-RS é vinculado ao Gabinete do Governador do Estado e conta com suporte logístico da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Com o advento da Lei 12 861 de 18 de dezembro de 2007, o CONSEA RS constitui-se em uma das instâncias do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul (SISANS RS).

Atribuições

  • Mobilização e articulação em favor da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
  • Formação de massa crítica em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
  • Elaboração de diretrizes e prioridades para Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável com base no Direito Humano à Alimentação Adequada
  • Incentivo à criação de Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e assessoria aos mesmos
  • Controle Social


O Instituto Aaron Swartz

Fundado em 13 de setembro de 2022, o Instituto Aaron Swartz é constituído sob a forma de associação civil sem fins lucrativos. Criado com a missão de inspirar, resgatar, conectar e potencializar ciberativistas, programadores, entusiatas do movimento Open Source, do conhecimento livre e da ciência aberta a seguirem movendo as estruturas da sociedade por um mundo mais justo e igualitário.


Projeto CaipiratechLab

Esse projeto é um fork do CaipiratechLAB, um programa da Silo – Arte e Latitude Rural que colabora com o fortalecimento dos sistemas agroalimentares regionais e sua expressão cultural por meio de mapeamento, cursos formativos contínuos e desenvolvimento de tecnologia que converge nesta plataforma multifuncional, para formação, comunicação e venda, baseada em princípios do cooperativismo.